Observatório de acompanhamento das ações de Combate e Prevençao à Pedofilia e Proteçao a Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência - Campos dos Goytacazes - RJ.



domingo, 15 de maio de 2011

Pindamonhangaba discute pedofilia

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou,nesta semana que passou, ações para comemorar o dia de combate ao abuso e a exploração sexual de adolescentes. A data é comemorada somente no dia 18 de maio, mas o objetivo é encorajar a população a denunciar este crime.

O projeto de lei da vereadora Dona Geni (PPS) já completou um ano. “Neste período, estamos conscientizando a população sobre a importância de discutir o tema no ambiente familiar, na escola e nas instituições”, afirma.

O evento contou com vários parceiros, sendo o Crea (Centro de Referência Especializado da Assistência Social da Secretaria de Saúde e Assistência Social) o principal organizador, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar e a Delegacia da Mulher.

Este ano os alunos de 3ª e 4ª série das escolas municipais dos bairros Araretama, Castolira e distrito de Moreira César vão participar de um concurso de frases com o tema pedofilia. “Vamos abordar a temática da pedofilia na internet, como se prevenir, quais cuidados dentro da família devem ser adotados”, ressalta a gerente do CREA, Vânia Maria Moreira Miguel.

As três unidades escolares foram escolhidas este ano já que não puderam participar do evento de 2010. As frases vencedoras vão ganhar prêmios doados pela população. A entrega ainda não possui data marcada. Além deste evento, o CRAS trabalha com a orientação familiar, como denunciar, como identificar a problemática e como resolvê-la.

Hoje, entre 9h e 13h, na praça Monsenhor Marcondes, houve apresentação do Coral “Os pequenos cantores da Princesa do Norte”. Durante a próxima semana também serão distribuídos cartazes nas lan houses de Pindamonhangaba sobre a pedofilia na internet. Esta ação tem o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura e do Conselho Tutelar.

Além deste evento, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CREA, divulga o trabalho de assistência às famílias que tenham casos de pedofilia. Em todos os casos a denúncia (Disque 100) é anônima e garante total segurança ao denunciante.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social da Secretaria de Saúde e Assistência Social realiza atendimento sobre esse assunto de segunda a sexta-feira entre 7h30 e 11h30 e das 13h às 17h30.Um exemplo que pode ser seguido pela nossa prefeitura e seus órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela colaboração.